Corpo de Bombeiros realiza treinamento com instrutores do programa Bombeiro Mirim
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realiza o treinamento de instrutores do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). Mais de 80 pessoas participam da capacitação, realizada em Manaus e, também, por meio de videoconferência para os outros 14 municípios participantes do projeto
A capacitação teve início na quinta-feira (06/02) e segue até esta sexta-feira (07/02), na sede do comando-geral do CBMAM.
“O objetivo da capacitação é ajustar o currículo anual do projeto para que tanto os projetos que funcionam na capital quanto no interior, sigam a mesma matriz curricular e, ao final do ano, os alunos atinjam os objetivos pedagógicos do curso. É uma prática que nós fazemos todo ano e isso visa dar a melhor qualidade de ensino aos alunos que participam do projeto”, disse o comandante-geral do CBMAM, Coronel Orleilso Muniz.
A capacitação promove o alinhamento estratégico das normas que serão utilizadas ao longo do ano, alinhamento pedagógico do curso, apresentação das normativas, normas disciplinares e de uniforme.
A capacitação conta com a participação de membros da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), da Coordenadoria Distrital de Educação da Secretaria de Estado de Educação e da Escola Municipal Procópio Maranhão, do município de Iranduba.
“Todos os anos nós fazemos isso com parceria de outros órgãos. Esses parceiros são importantes porque fortalecem a atuação do Bombeiro Mirim”, pontuou o coordenador-geral do programa, Coronel João Batista.
Proebom
O Proebom é um Programa de Responsabilidade Social do CBMAM, criado em 2002, com foco na valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes, ancorados nas manifestações do valor e ética do Bombeiro Militar. Para 2025, a expectativa é que o número de alunos do curso seja de, aproximadamente, 700 participantes. Além de instituições públicas, a iniciativa tem parceria com empresas privadas como a Moto Honda da Amazônia, Samsung, Yamaha Atem Distribuidora, entre outros.