Corpo de Bombeiros faz simulado de emergência com atendimento a vítimas em shopping da zona oeste de Manaus

Fotos: Arthur Castro/Secom.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta quinta-feira (20/2), um simulado de emergência no Shopping Ponta Negra, com o atendimento a múltiplas vítimas. O Plano de Operações encenava o atendimento a uma ocorrência de incêndio no cinema do centro de compras, localizado no bairro Ponta Nehra, zona oeste de Manaaus.
Cerca de 40 militares e também os 53 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) participaram da simulação que durou aproximadamente duas horas.
A atividade empregou oito viaturas operacionais, entre elas, o Caminhão Auto Bomba Tanque, Unidade de Resgate (UR), Guarnição de Suporte de Emergência, Auto Tanque Abastecimento e Grupamento de Suporte Especial.
O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, disse que o simulado faz parte do processo de treinamento da corporação para manter os militares prontos para ocorrências, além de integrar as equipes do centro comercial com a do Corpo de Bombeiros para testar a capacidade de resposta da estrutura.

Fotos: Arthur Castro/Secom.
“É uma política nossa manter a tropa sempre muito bem capacitada em todas as nossas especialidades. E os cadetes, que são os nossos oficiais que estão em formação, no exercício de hoje, puderam ser avaliados o seu aprendizado com relação às instruções de salvamento e coordenação de operações em situações de crise”, afirmou.
O exercício simulado inicia com o chamado no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) pelo 193. A partir da ligação os militares iniciam o deslocamento para o local e, ao longo do caminho, também apuram informações sobre o sinistro e seguem para o reconhecimento do local. Ao todo, a simulação possui 11 fases até a desmobilização.
“O simulado serviu para eles terem uma experiência mais próxima possível da real. E foram avaliados diversos critérios pelos avaliadores aqui, e nessa avaliação depois nós vamos fazer um debriefing, que é uma reunião pós-evento para avaliar toda a atuação e assim aprimorar ainda mais a capacidade operacional”, acrescentou o chefe do estado-maior do CBMAM, Alexandre Freitas.

Fotos: Arthur Castro/Secom.
O militar Thales Barroso, aluno do Curso de Formação de Oficiais, explicou que o exercício foi uma oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo durante o curso. “A gente pôde separar tudo que acontece numa grande ocorrência. Solicitar apoio da polícia, solicitar, verificar a questão do socorro às vítimas e o combate a incêndio em um ambiente confinado”, pontuou Barroso.

Fotos: Arthur Castro/Secom.
A atividade utilizou oito viaturas operacionais, entre elas, Caminhão Auto Bomba Tanque, Unidade de Resgate (UR), Guarnição de Suporte de Emergência, Auto Tanque Abastecimento e Grupamento de Suporte Especial.