Cinco toneladas de entorpecentes apreendidos pela SSP são incineradas
Cinco toneladas de entorpecentes apreendidos em todo o Estado, sendo 1 tonelada de cocaína e 4 toneladas de maconha tipo Skunk, foram incineradas nesta sexta-feira (08/02) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A última incineração em grande escala realizada pelos órgãos de segurança havia sido feita em dezembro de 2017.
A droga apreendida foi transportada até o local da incineração, no Distrito Industrial, zona leste, escoltada por policiais Civis dos Grupos Fera e de Operações Especiais e policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), em viaturas terrestres. Todo o trajeto foi acompanhado por helicóptero do Departamento de Operações Aéreas (DIOA). O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, acompanhado do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e o Delegado Geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, acompanhou a ação.
Conforme dados da SSP-AM, 9,2 toneladas de drogas foram apreendidas no Estado no ano passado. Em 2019, o volume de apreensões já chegou a 1,1 tonelada, em janeiro. O secretário Louismar Bonates, destacou o reforço nas operações de segurança, especialmente contra o crime organizado no combate ao tráfico de entorpecentes.
“Hoje estamos em mais uma etapa para desbaratar o crime organizado e devolver a segurança à sociedade. Já iniciamos o processo licitatório para que, em breve, toda a droga apreendida no ano passado e este ano sejam incineradas. Essas apreensões são um golpe forte nas finanças do crime organizado”, destacou Bonates.
O titular da SSP informou que a maior parte das apreensões de entorpecentes é feita nos rios da região e ressaltou que o Sistema de Segurança Pública continuará atuando de forma enérgica e com “tolerância zero” no combate à criminalidade em todo o Estado e, por isso, as ações integradas continuarão.
Em pouco mais de 30 dias da nova gestão, três operações foram deflagradas, em Manaus, com o intuito de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão ligados a diversos crimes, principalmente tráfico de drogas. As operações Laborum Meta e Pilar I e II totalizaram 49 prisões e dois menores apreendidos em bairros da zona oeste e norte.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, ressaltou que as operações e apreensões contam com a importante atuação do sistema de inteligência. “Esse é um trabalho profundo da Polícia Civil e Polícia Militar, através da Secretaria de Inteligência, resultando nas apreensões que temos visto. Mas a população também pode participar desse trabalho, ligando para o 181 e nos repassando informações importantes para as nossas investigações”.
O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, destacou o fortalecimento do Estado com o trabalho que vem sendo realizado. “Seguimos sufocando o crime organizado. Temos ações de investigação fortíssimas, que têm nos possibilitado esses resultados positivos que estamos apresentando”.
FOTOS: ERLON RODRIGUES / POLÍCIA CIVIL