Cinco infratores são presos, um menor apreendido e dois veículos são recuperados durante Operação ‘Cavalo de Aço’

Mais de 800 veículos e 31 bares foram fiscalizados na noite deste sábado (21) e madrugada de domingo (22), em Manaus, em nova etapa da operação Cavalo de Aço. A ação integrada coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) resultou na prisão de cinco pessoas, a apreensão de um menor, uma arma de fogo calibre 32 e a recuperação de dois veículos roubados, sendo que em um dos casos os policiais evitaram que a dupla fizesse arrastões pela cidade.
A Operação envolveu as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP), Detran, Corregedoria Geral, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (SEAGI).
O Secretário de Segurança do Amazonas, coronel Anézio Paiva, destaca os resultados obtidos com a integração das forças de segurança. “A operação é todo final de semana, dentro da mancha criminal levantada pela SEAI (Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência). Nós montamos barreiras em todas as zonas de Manaus, de forma integrada, verificando a situação de drogas e armas, que é o objetivo da barreira”, enfatizou.
Dos 31 bares abordados, dois foram notificados, quatro foram autuados e dois foram interditados. Durante a operação, policiais militares do Choque prenderam Joel Castro de Lima, 18, e um adolescente de 17 anos circulando com um veículo roubado e uma arma de fogo calibre 32, com cinco munições, sendo duas deflagradas. Eles foram presos no Nova Cidade, zona norte, enquanto planejavam fazer arrastões pela capital.
Na Avenida Max Teixeira, zona norte, policiais militares da Rocam prenderam em flagrante Cláudio Leandro das Chagas, 20, que dirigia um veículo roubado. No Jorge Teixeira, na Rua Laços de Amor, a polícia recebeu a informação de que haveria intenso tiroteio, no entanto, ocorria no local apenas uma briga de casal e um homem foi detido acusado  de violência doméstica.
No Petrópolis, policiais da Força Tática prenderam Landell da Silva Aragão, 19, e Wenderson Perez Vasques, 22, com dez porções de cocaína e sete pedras de oxi.
Ao todo, foram abordadas 2.466 pessoas, entre a noite de sábado e madrugada de domingo nas barreiras montadas e nas incursões realizadas na operação.
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil do Amazonas, Mariolino Brito, o trabalho vem sendo realizado em todas as zonas da cidade, de acordo com as áreas de maior incidência criminal. “Nós estamos integrados, fazendo esse trabalho em todas as zonas da cidade, com objetivo de conter o avanço da criminalidade, trabalhando nas manchas criminais e o resultado tem sido grande, diminuindo o número de assaltos a ônibus, roubos, furtos e agora estamos olhando com um cuidado especial os homicídios”, afirmou.
Atuação em toda a cidade – Além dos trabalhos na “Cavalo de Aço”, a Polícia Militar do Amazonas esteve em outras frentes de atuação, durante o final de semana. “Nós estamos cobrindo, ainda, mais de 70 locais de festa junina. Estamos cobrindo também, com uma segunda malha de policiamento, operações de saturação. Nossa tropa especializada da Polícia Militar, do Comando de Policiamento Especializado e da Força Tática estão fazendo operações de saturação nas principais zonas da cidade, em suplementação a essa primeira malha”, informou o coronel Wirley Abdala, chefe do CPM.
Mulher suspeita de Homicídio é presa – A viatura da 13ª da CICOM prendeu, em flagrante, Missi Maçal da Silva, 53 anos, acusada de assassinar o marido Jorge de Assunção Vieira, 59, após uma briga em casa. Segundo informações preliminares, os dois estariam bebendo quando começaram uma discussão e a briga. A vítima então recebeu um golpe de faca que atingiu a femural e levou o homem a óbito. O crime ocorreu na rua Bem-Te-Vi, Cidade de Deus, zona norte.