CIF autua supermercados por descumprimento de medidas preventivas

Agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) vistoriaram cinco supermercados nos bairros São José, Jorge Teixeira, Novo Aleixo e Tancredo Neves, na zona leste da capital, na tarde desta quarta-feira (31/03), após denúncias de aglomeração e descumprimento de medidas preventivas contra a Covid-19, como uso de máscara e álcool em gel. Um supermercado foi autuado e outro notificado pela Visa Manaus.

(FOTOS: Carlos Soares / SSP-AM)

O objetivo da ação foi orientar os estabelecimentos a cumprir corretamente as regras previstas no decreto governamental, que prevê medidas de prevenção à proliferação da Covid-19. Em uma das ocorrências, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, o supermercado Vitória foi autuado pela Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) por aglomeração e uso indevido de máscara, descumprindo o decreto governamental. 

Já na Bola do Produtor, bairro Jorge Teixeira, o estabelecimento Baratão da Carne também foi notificado pela Visa Manaus, por excesso de pessoas no ambiente e uso indevido de máscara. O fiscal sanitário da Visa Manaus, Augusto Júnior, que esteve à frente das vistorias, enfatizou a importância de somente uma pessoa por família ir ao estabelecimento.

“Como é uma época de pagamento de final de mês, nós optamos por trabalhar com os supermercados, que tem um volume aumentado de cliente, nesta época, na zona leste. Estamos com cinquenta por cento de autuação de duas grandes lojas da bola do produtor por excesso de pessoas do grupo familiar e também pelo não uso de máscara por clientes e colaboradores”, disse o fiscal.

O inspetor de saúde da Fundação de Vigilância Saúde (FVS), Roger Pacheco, chamou a atenção dos clientes que não respeitam o distanciamento social. “Nós trabalhamos com a orientação, pois as pessoas não conseguem entender que o uso de máscara é essencial. O álcool em gel, o distanciamento, a quantidade de cinquenta por cento continua valendo”, ressaltou Roger.

A CIF comercial ocorre em dias da semana, de manhã e à tarde. Os locais de vistoria são definidos a partir de denúncias da população ao 190 e, também, a partir de levantamentos dos órgãos integrantes.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), participaram da CIF comercial desta quarta-feira, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Procon-AM, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).