Caminhos Seguros: Forças de Segurança prendem três por estupro e exploração sexual no Amazonas
Três homens suspeitos de envolvimento em crimes de estupro de vulnerável e exploração sexual de crianças e adolescentes foram presos, pelas Forças de Segurança do Amazonas, nesta quinta-feira (16/05), em Manaus. As prisões ocorreram em cumprimento de mandados de prisão no escopo da operação Caminhos Seguros. As ordens judiciais foram cumpridas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e a Polícia Militar (PMAM), por meio da Força Tática.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão, sendo um de sentença condenatória e dois de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas nas zonas norte e sul de Manaus. Além das prisões, as equipes policiais apreenderam celulares dos suspeitos e outros equipamentos eletrônicos como notebooks, HD externo e tablet.
Prisões
Dos três mandados, dois foram cumpridos na zona norte. Dentre os presos está um homem de 65 anos. O homem foi localizado, no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte de Manaus. De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), Joyce Coelho, o homem é suspeito de estupro de vulnerável praticado contra uma criança de 10 anos, que ficava aos cuidados da companheira dele.
Além do idoso, as Forças de Segurança prenderam um professor de 43 anos. O suspeito foi preso, no apartamento onde morava, no bairro Santa Etelvina, na mesma zona onde trabalhava. O homem passou a ser investigado, após uma denúncia formalizada por familiares de uma das vítimas, que era aluna da escola onde ele atuava.
A secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, destacou as medidas adotadas pela gestão da unidade de ensino. Destacou, ainda, que a parceria entre o órgão, a SSP e as Forças de Segurança têm garantido que mais casos sejam elucidados e que tanto os estudantes, quanto os educadores, se sintam mais protegidos nas escolas.
“Enquanto Secretaria de Educação do Estado, o nosso papel aqui é proteger as nossas crianças, os adolescentes, os nossos estudantes e, dessa forma, temos o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, por meio da Segurança Pública. Eu quero aqui dizer que esse trabalho tem sido constante, que tem dado muito resultado”, frisou a secretária.
O terceiro alvo, o homem de 44 anos, foi localizado durante o cumprimento de mandado de prisão de sentença condenatória, pelo crime de estupro de vulnerável. O suspeito foi localizado, pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio dos policiais militares da Força Tática no bairro Japiim, na zona sul da cidade.
“Ressaltamos a importância da integração entre as policiais. Isso é muito importante para que a gente possa alcançar nosso objetivo comum, que é segurança pública. A Polícia Militar está diligente, estamos sempre atentos às demandas sociais”, afirmou o comandante da Força Tática, tenente-coronel Muniz.
Caminhos Seguros
Todas as prisões foram efetuadas durante o Dia “D” da operação Caminhos Seguros, de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. No Amazonas, as ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e contam com a integração das Forças de Segurança e órgãos municipais e estaduais que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente.
“Hoje é um dia importante, é o Dia D. Tivemos êxito nessas operações. Tivemos aqui órgãos da Prefeitura, do Estado e do Governo Federal, todos empenhados nessa operação”, lembrou secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), coronel Almir Cavalcante.
O Dia D é realizado no Amazonas e em todas as 25 federações e mais no Distrito Federal, tendo coordenação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJPS).