Base Arpão 1: Homem é preso após ser flagrado com 17 kg de cocaína dentro de embarcação em Coari

Essa foi a segunda apreensão registrada pelas equipes em menos de 48 horas (Foto: Divulgação SSP-AM)

Equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante operação na Base Fluvial Arpão 1, prenderam um homem, de 27 anos, no domingo (18/02), em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A prisão foi efetuada logo após a cadela de faro para narcóticos Havana ter sinalizado que o suspeito estava com drogas dentro das malas. Ao todo foram apreendidos 17 quilos de cocaína.

A apreensão foi registrada por volta das 18h, durante abordagem a embarcação M. Fernandes, que havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino à capital. Durante as buscas, a cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), sinalizou que dentro de três malas poderia haver drogas.

As equipes da PMAM abriram os acessórios e encontraram o entorpecente. Após análise realizada por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) foi constatada a presença de cocaína. Ao todo, foram apreendidos 15 tabletes da droga, que totalizaram 17 quilos do entorpecente. Com a apreensão, a polícia estima ter causado danos de mais de R$1,2 milhão ao crime.

Os policiais militares com apoio da Polícia Civil conseguiram identificar e localizar, a partir de câmeras de monitoramento da embarcação, o dono das malas. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à PC-AM de Coari

Base Arpão 1

A Base Fluvial Arpão 1, é uma das quatro unidades fluviais coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), usada para o combate ao narcotráfico, crime de pirataria, extração ilegal de minério, entre outros crimes.

A unidade realiza operações contínuas e é operada a partir das Forças Integradas de Segurança PC-AM, PMAM, DPTC, Corpo de Bombeiros, além das Forças Armadas e Força Nacional, por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F).

No sábado (17/02), essas ações resultaram na apreensão de outros 121 quilos de entorpecentes. Logo em seguida, a PC de Coari, conseguiu identificar e prender os suspeitos de serem os donos de toda a droga.