Amazonas mantém cooperação técnica para ações policiais integradas com três estados da região Norte

Visando maior integração das informações de inteligência, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas mantém parceria para ações policiais integradas com os Estados de Rondônia, Roraima e Acre. O Termo de Cooperação Técnica visa facilitar a atuação da polícia nos territórios de divisa entre os municípios, prevenindo crimes e evitando fuga de infratores.

Iniciativa do Governo Federal, o CIISPR-N opera com agentes de Inteligência mobilizados do Ministério da Justiça e Segurança Pública de Estados da região Norte, (Foto: Divulgação SSP/AM).

 

Iniciativa do Governo Federal, o CIISPR-N opera com agentes de Inteligência mobilizados do Ministério da Justiça e Segurança Pública de Estados da região Norte. Com sede no Amazonas, o Centro possibilita a integração entre os servidores do Amazonas e demais Estados da região Norte.

As regionais de Paraná, Fortaleza e Brasília já estão em operação. No Amazonas, o CIISPR-N funciona no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A integração entre os estados e regiões amplia troca de informações entre as forças policiais e os órgãos de inteligência de todo o país através de cada regional.

Em Manaus, as operações integradas entre as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito foram inseridas no planejamento de combate à criminalidade e têm apresentado resultados significativos, com queda em vários indicadores.

Fronteiras – Em abril, será realizado o primeiro Encontro Sul-Americano de Agências de Inteligência de Fronteiras. O evento contará com a presença de representantes de estados e países fronteiriços ao Amazonas, contando também com a participação de autoridades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Peru, além das Guianas Francesa e Inglesa e o Suriname.