Em quatro meses de operação, Ronda no Bairro registra queda de 26% nos índices de criminalidade
Ao completar o quarto mês de funcionamento na zona norte de Manaus, o programa do Governo do Estado ‘Ronda no Bairro’ registra uma redução de 26%, em média, da criminalidade nesta que é uma das zonas mais populosas da capital amazonense.
O balanço de fevereiro até a metade de junho foi apresentado nesta segunda-feira, 25, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), durante cerimonia de homenagem aos policiais civis e militares do programa cujo desempenho foi reconhecido com a entrega de brinde e certificados. Ao todo, 64 policiais foram homenageados. Os dados da SSP-AM destacam também aumento médio de 23% da produtividade da polícia nos dez bairros que compõe a zona norte.
O secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, explicou que a redução progressiva da violência é medida desde o dia 16 de fevereiro até o último dia 16 deste mês, tendo como base o mesmo período do ano passado, quando ainda não havia sido implantado o programa na zona norte.
“Após a atuação do Ronda no Bairro, as ocorrências de homicídio caíram de 77 para 57 este ano. Roubo e furto tiveram queda de 4% e 27%, respectivamente, enquanto tentativa de homicídio reduziu 48%”, informou Amadeu, ao acrescentar que, apresentando esses dados ao efetivo que integra o programa a tendência é que eles fiquem cada vez mais entusiasmados.
“Desde que começamos a contar a produtividade dos policiais envolvidos no programa, foi registrado um crescimento progressivo na repressão ao tráfico de drogas, com 45% a mais de flagrantes. Além do crescimento de 43% na apreensão de arma de fogo; 6% para flagrantes; 35% a mais de Termos Circunstanciais de Ocorrências (TCO), veículos recuperados e atos infracionais com 3% e 6% respectivamente”, informou Soares.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, as estatísticas confirmam o que a população da zona norte tem expressado nas pesquisas de satisfação que avaliam o trabalho das polícias Civil e Militar na execução do Ronda no Bairro, que chega a 90% de aprovação. “Essa é a recompensa que o governador Omar Aziz almejava quando criou o programa. A confiança do cidadão no policial que está ali para lhe servir e jamais se curvar ao criminoso. E pode esperar que ainda vamos ter dias melhores pela frente”, disse Vital.
Junho – No mês de junho, até o dia 23, a tendência de queda na criminalidade se manteve na zona norte. No geral, a redução de todas as ocorrências ficou em cerca de 11%, tendo como maior redução os casos de estupro (50%) e tentativa de homicídio (39%).
Durante a solenidade que homenageou os destaques do Ronda no Bairro, a Secretaria de Segurança Pública entregou 13 novos veículos que darão suporte logístico para a Delegacia da Mulher, Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) e o programa “Formando Cidadãos”. Os veículos, entre eles, 11 Kombis e duas vans são frutos de um convênio na ordem de R$ 954 mil entre os Governos do Amazonas e Federal.