Trotes no 190 geram 159 atendimentos a falsas ocorrências
Nos primeiros dois meses deste ano, o Centro Integrado de Operações (Ciops), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), despachou o atendimento de policiais e viaturas para 159 ocorrências que surgiram de trotes ao serviço de emergência do Disque 190. Essa prática causa prejuízo ao sistema de segurança e ao cidadão, explicou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.
O Ciops recebe, em média, 300 mil ligações por mês, e os trotes respondem por cerca de 10% dessas chamadas, segundo afirmou Vital, ressaltando que as falsas ocorrências podem impedir, por exemplo, mais agilidade no atendimento a uma pessoa que realmente esteja precisando de socorro.
Como exemplo do dano que um trote pode causar, o secretário disse que na noite do dia 23 de fevereiro uma falsa comunicação de ocorrência a partir do município de Barcelos gerou enorme transtorno no atendimento do 190 e prejuízo à Polícia Militar e a outras instituições que foram acionadas. A jovem identificada como Crisna da Silva Soares, de 19 anos, enviou uma mensagem de texto para o namorado informando que uma embarcação que acabara de deixar o porto de Barcelos estava sendo assaltada e que havia passageiros feridos por arma de fogo.
Toda a polícia de Barcelos e até forças federais, como Marinha e Exército, foram acionadas para tentar localizar a embarcação. “A Polícia Militar chegou a fazer patrulhamento de lancha no rio por horas, até constatar que se tratava de uma falsa ocorrência”, disse o secretário.
De acordo com o delegado da Polícia Civil de Barcelos, Crisna Soares falou que uma amiga foi quem escreveu a mensagem de texto e confirmou que a informação não era verdadeira. A jovem foi indiciada por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. Ela prestou depoimento na delegacia e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Equipe treinada
O diretor do Ciops, coronel PM Raimundo Oliveira Filho, atribui ao treinamento constante dos atendentes do Disque 190 a redução do número de atendimentos da polícia a trotes. “Hoje o nosso atendente está melhor preparado para identificar uma ligação de trote, e assim evitar que uma equipe da polícia seja enviada para atender uma situação que não existe. É por isso que são importantes as perguntas da triagem rápida que é feita na hora que o cidadão faz uma ligação para o 190”, disse Oliveira Filho.
Além dos trotes que geraram despacho de policiais em viaturas, o Ciops contabilizou em janeiro e fevereiro 29 mil ligações perdidas, por não se completar ou por problema na operadora de telefonia.