SSP-AM regulamenta atuação dos Conselhos Comunitários em Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) elaborou uma proposta de regulamentação dos Conselhos Interativos Comunitários que irão atuar em parceria com os órgãos do sistema, no programa Ronda no Bairro. O assunto foi discutido na última sexta-feira, na sede da SSP, com cerca de 30 lideranças comunitárias de todas as zonas de Manaus.

A reunião, coordenada pelo secretário-executivo-adjunto da secretária, delegado Francisco Sobrinho, também serviu para os comunitários apresentarem alguns problemas pontuais nos bairros. “Nós, enquanto sistema, queremos contar com o apoio da comunidade para conseguirmos ter mais ainda sucesso nas ações de segurança. Agora, graças ao programa Ronda no Bairro, estamos estreitando esses laços”, disse.

Segundo Sobrinho,a proposta de regulamentação foi realizada por uma comissão da SSP e enviada ao governador Omar Aziz. Uma dos itens da regulamentação trata sobre a modalidade de trabalho voluntário, seguindo o modelo nacional de conselhos comunitários.

Os Conselhos Interativos foram criados através da Lei Delegada que estabelece a estrutura administrativa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, com objetivo de encurtar o diálogo entre os órgãos de segurança e as diversas comunidade. “Os conselheiros ficarão em constante diálogo com os órgãos do sistema trazendo, diariamente, as demandas dos moradores. Nossa ideia é que eles atuem diretamente nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs)”, disse secretário Francisco Sobrinho.

O secretário ressaltou que a interação entre os conselhos e a SSP facilita a orientação das famílias em relação as ações de prevenções e combate ao uso de drogas para os adolescentes e jovens. “Os valores familiares precisam ser fortalecidos para conseguirmos evitar que nossos jovens se tornem vulneráveis para os traficantes. Para isso, é preciso que a população também entenda que a Segurança é responsabilidade de todos nós”, disse.