Iranduba forma primeira turma de policiais para Ronda no Bairro

 O secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, realizou nesta segunda-feira (18) a entrega dos certificados de conclusão do primeiro curso de formação de 35 policiais civis e militares que vão integrar o efetivo do programa Ronda no Bairro no município de Iranduba, a 9 quilômetros da capital Manaus. Os policiais estão sendo preparados pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp) para atuar no programa com a filosofia de policiamento comunitário.

A segunda turma, que terá 34 polliciais, inicia o curso na próxima semana. Além das disciplinas comuns à filosofia de policiamento comunitário aplicadas na formação dos policiais do Ronda no Bairro, o efetivo do interior vai receber treinamento adaptado às realidades territoriais dos municípios amazonenses, como policiamento ambiental e fluvial e desenvolvimento local.

O município de Iranduba integra a região metropolitana de Manaus e vai ser o primeiro de 12 cidades do interior do Estado a receber as ações para implantação do programa, que acaba de completar no dia 16 um ano de operação em Manaus. Essa experiência da capital vai ser estendida para os demais municípios do Amazonas, conforme anunciou o governador Omar Aziz.

Segundo o coronel Vital, a escolha de Iranduba é estratégica, por conta da localização da cidade, que recebe um grande fluxo de pessoas após a ligação da ponte Rio Negro e os demais projetos que o Governo do Estado está desenvolvendo, como a criação da Cidade Universitária. “O município já passou pelo processo de mapeamento de áreas, com a divisão da cidade em seis setores, incluindo o Cacau Pirêra, para o planejamento das ações do Ronda no Bairro”, disse.

O governador Omar Aziz anunciou que os investimentos iniciais para implantar o Ronda no Bairro no interior são de R$ 100 milhões, beneficiando cerca de 700 mil pessoas nas cidades de Manacapuru, Iranduba, Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Eirunepé, Coari, Humaitá, Boca do Acre e Itacoatiara.

A primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, e a secretária de Governo, Rebeca Garcia, prestigiaram o evento, ao lado do delegado-geral da Polícia, Josué Rocha, do subcomandante-geral da Polícia Militar, George Chaves, e do diretor do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública, coronel Francisco Chagas.